Fórmula Futuro abre luta por vaga na Academia de Pilotos da Ferrari

Categoria-escola idealizada por Felipe Massa estreia no Rio de Janeiro

http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/05/28/jonathanlouis_div_30.jpg

Com a abertura da temporada inaugural da Fórmula Futuro, o automobilismo brasileiro voltará a contar com uma categoria-escola a partir deste domingo. A primeira das seis rodadas duplas do calendário, marcada para o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, representará a largada das jovens revelações rumo a um dos mais valiosos prêmios já oferecido em pistas nacionais. O campeão ganhará vaga no Ferrari Drivers Academy, o programa de formação de pilotos novatos sustentado pela lendária equipe da Fórmula 1, e ainda correrá na Fórmula Abarth italiana com as despesas pagas pelos organizadores do Racing Festival.

A criação de uma série de base, ausente dos autódromos nacionais desde o final de 2006, foi uma inspiração de Felipe Massa.

- Estava faltando uma categoria para receber a garotada que está saindo do kart. A Fórmula Futuro dará a eles a possibilidade de começar a correr com um carro de competição sem a necessidade de sair do país prematuramente, ainda sem o mínimo necessário de experiência de pista e de vida - justifica o piloto da Ferrari, que neste fim de semana tentará sua quarta vitória no GP da Turquia.

Chamam a atenção algumas novidades introduzidas pela organização do Racing Festival, comandada por Titonio e Dudu Massa, respectivamente pai e irmão do astro da Ferrari. Uma delas é que os pilotos não trabalharão com engenheiros particulares, mas em conjunto com os técnicos da JL, empresa responsável pela preparação dos carros, Outra é a proibição da presença dos pais dentro dos boxes durante treinos e corridas.

- Queremos que os meninos tenham tranqüilidade para trabalhar com os engenheiros e os mecânicos. A verdade é que os pais acabam interferindo no emocional dos filhos. Daremos aos pais um local confortável para acompanhar tudo de perto, mas, para o bem dos filhos, sem contato com as atividades deles - explica Titonio.

A Fórmula Futuro poderá alinhar até 20 carros, mas dará o pontapé inicial com metade do grid máximo. Entre os candidatos a estrelas do futuro estão o paranaense Jonathan Louis, beneficiado pela mudança na regulamentação que diminuiu a idade mínima de 15 anos para estreia no automobilismo desde que o piloto complete 16 até 31 de dezembro. O campeonato contará também com a presença do argentino Roberto Curia Jr., resultado da apresentação da categoria recentemente realizada pelos promotores na Argentina. Com o momento de transição atravessado pelo kartismo, fornecedor natural de pilotos para a Fórmula Futuro, outros países sul-americanos deverão ser visitados com o objetivo de atrair participantes de nações vizinhas. O gaúcho João Alfaya é uma exceção: saído das competições na terra, comuns na Região Sul, chega ao asfalto sem qualquer experiência no kart.

A largada da primeira bateria será às 9h25m, enquanto a segunda corrida começará às 14h35m, ambas com duração de 25 minutos e mais uma volta.

sábado, 29 de maio de 2010

0 Comments:

 
.EXTREMAMENTE RADICAL - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger